A Irmãzinha Guapa era dona de um bordel, linda, elegante, charmosa e desejada por todos os homens da cidade, nasceu no Uruguai e mudou-se ainda jovem para São Gabriel. Alem de sua beleza incomparável, Guapa carregava em seu coração uma bondade que não se encontra no mais puro ser humano. Estava sempre rodeada de crianças tentando agrada-las de melhor maneira possível, aos carentes sempre que podia fazia doações de alimentos e roupas usadas.
Mais o simples fato e Guapa ser uma dama da noite, era odiada pelas mulheres da cidade, sabendo que jamais suas belezas seriam comparadas com a da Uruguaia.
Em certa feita uma Senhora esposa do maior estancieiro de São Gabriel descobriu que seu marido encontrava-se as escondidas com a formosa Castelhana, e em um momento cega de raiva em troca de uns cobres propõe a um cabo provisório do exercito para que fizesse qualquer coisa para que Guapa saísse do caminho dela que jamais queria ver seu marido próximo a aquela leviana.
Passado algumas luas, o cabo elaborando uma forma de cumprir sua missão sem que lhe fosse jogada a culpa, então aproveitando o movimento de uma noite de carnaval enquanto Guapa se arruma diante de um espelho para sair para a folia, o soldado em um gesto frio o covarde lhe atinge com uma tiro pelas costas.
Foi neste dia que se foi a mais bela mulher deu-se em um fim trágico, que apesar dos apesares ninguém tem o direito de tirar a vida de uma pessoa.
O povo enfurecido com tal covardia formou uma procissão no dia de sua morte em homenagem a Guapa que muito ajudou os mais necessitados . Desde este dia, alguns crentes nos poderes sobrenaturais começaram a fazerem pedidos e promessas a guapa, e inexplicavelmente foram atendidos passando então a meretriz ser conhecida com Irmãzinha Guapa ou Santa Prostituta.
Atualmente a capela da Guapa encontra-se no Cemitério Municipal de São Gabriel, sendo aberta a visitações e lá encontramos dos mais diversos presentes dados a Guapa por promessas alcançadas.