LENDAS
As lendas são narrativas localizadas no tempo e no espaço, onde ocorre invariavelmente uma força mágica, um toque sobrenatural, não raramente a presença da divindade, em pessoa.
Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que Lenda é uma degeneração do Mito. Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que vão sendo recontadas.
LENDA DA GUAPA A SANTA PROSTITUTA
A religião católica e a maioria da sociedade condena a prostituição que é a profissão mais antiga do mundo, mas é bom relembrar que no período romano as Vestais foram sacerdotisas-prostitutas que participavam de orgias reais para procriar meninos entre os quais se elegia o rei de Roma. A lei que obrigou as Vestais a se conservarem virgem foi imposta no século VI a.C. por Tarquinio, o Velho. Assim, as qualidades pelas quais as mulheres eram consideradas outrora sagradas, agora passaram a ser a razão pela qual era degradada. O amor passou a ser dissociado do corpo para que os seres humanos pudessem alcançar união puramente espiritual com Deus.
A Irmãzinha Guapa era dona de um bordel, linda, elegante, charmosa e desejada por todos os homens da cidade, nasceu no Uruguai e mudou-se ainda jovem para São Gabriel. Alem de sua beleza incomparável, Guapa carregava em seu coração uma bondade que não se encontra no mais puro ser humano. Estava sempre rodeada de crianças tentando agrada-las de melhor maneira possível, aos carentes sempre que podia fazia doações de alimentos e roupas usadas.
Mais o simples fato e Guapa ser uma dama da noite, era odiada pelas mulheres da cidade, sabendo que jamais suas belezas seriam comparadas com a da Uruguaia.
Em certa feita uma Senhora esposa do maior estancieiro de São Gabriel descobriu que seu marido encontrava-se as escondidas com a formosa Castelhana, e em um momento cega de raiva em troca de uns cobres propõe a um cabo provisório do exercito para que fizesse qualquer coisa para que Guapa saísse do caminho dela que jamais queria ver seu marido próximo a aquela leviana.
Passado algumas luas, o cabo elaborando uma forma de cumprir sua missão sem que lhe fosse jogada a culpa, então aproveitando o movimento de uma noite de carnaval enquanto Guapa se arruma diante de um espelho para sair para a folia, o soldado em um gesto frio o covarde lhe atinge com uma tiro pelas costas.
Foi neste dia que se foi a mais bela mulher deu-se em um fim trágico, que apesar dos apesares ninguém tem o direito de tirar a vida de uma pessoa.
O povo enfurecido com tal covardia formou uma procissão no dia de sua morte em homenagem a Guapa que muito ajudou os mais necessitados . Desde este dia, alguns crentes nos poderes sobrenaturais começaram a fazerem pedidos e promessas a guapa, e inexplicavelmente foram atendidos passando então a meretriz ser conhecida com Irmãzinha Guapa ou Santa Prostituta.
Atualmente a capela da Guapa encontra-se no Cemitério Municipal de São Gabriel, sendo aberta a visitações e lá encontramos dos mais diversos presentes dados a Guapa por promessas alcançadas.

Pessoal ta ai lenda da Guapa para melhor intendimento da postagem anterior! bjs ;*
Mais um dia fora de casa, saindo da Terra dos Marechais em direção a Bento Gonçalves no Tchencontro da Juventude Gaúcha, onde cada região teve a responsabilidade de fazer uma pesquisa de campo nas cidades de sua região, e apresentar em forma de teatro um peça referente a lenda que anda mais esquecida.
Desde segunda-feira nosso trabalho vem enfrentado em série de dificuldades e problemas, mais todos sendo contornados da melhor maneira possível. Como diz no regulamento do Tchencontro cada região tem um limite de 18 pessoas para apresentar o trabalho, infelizmente dos inscritos da 18ª estavam presentes apenas 2. Desde pequena aprendi que devemos ser compreensivos com os problemas dos outros, pois não sabemos o dia de amanha, mais enfim isto não vem ao caso.
Em função dos prendados, graças a Deus conquistei amigos maravilhoso que apesar da distância sei que posso contar, e uma mãe maravilhosa que 1h antes de viajar estava montando uma capa super criativa para a pesquisa das lendas.Confiram a seguir as fotos da apresentação da Lenda da Santa Prostituta Guapa:


Não existe palavras para agradecer o pessoal que lá me auxiliou, que já estavam livres de seus compromissos e mesmo assim não mediram algum esforço para subir ao palco para representar outra região. Obrigado pelos participantes da procissão Leily e a Mãe da Maila (23ªRT), Aline Zuse (13ªRT), Natalia (18ªRT), Adriana (26ªRT), as prendinhas mirins da 24ªRT e a Prenda Mirim do RS Lydia, a Maila da 23ª que representou a estacieira, ao Diego Peão Farroupilha da 24ªRT que representou o Guarda que assassinou a Guapa e a Priscilla da 26ª RT que interpretou a Guapa, parabéns pessoal pelo desempenho, saiu mil vezes melhor do que eu imaginava, pois pensava que não teriamos a oportunidade de apresentar por falta de participantes inscritos. A um obrigadão também para o César e o Lucas da 3ª RT que tiveram a árdua missão de acender a bombinha para similar o tiro que matou a Guapa HEHEHE.

Confesso que após a apresentação me senti um tanto emocionada em saber que tenho amigos que lutam pelo mesmo ideal.
Falando em amigos de verdade reencontrei minha amiga Kelen que saudade tenho desta malinha, além das minhas amigas prendas de outras regiões!

Certo gente, deu TUDO CERTO.
Esta semana irei postar a lenda da Guapa para vocês ficarem mais por dentro do que foi apresentado! E agora é esperar o ENART :D

UM GRANDE BEIJO A ATÉ A PROXIMA POSTAGEM

Lá si vai mais um fim de semana fora de casa, desta vez o destino foi Santa Maria da Boca do Monte. Já fui a esta cidade inúmeras vezes mais confesso que essa ultima foi bem significante pra mim, não tanto quando será a de maio do ano que vem hehe.
Me bandiei quinta-feira para o coração do rio grande, mais as atividades só começaram no sábado de amanha.
Foram dias de risos, muiiitos risos por sinal, reencontros, encontros, novos amigos, novos sentimentos.
Hoje me faltam palavras, não sei quais usar para descrever tudo que passei neste fim de semana, raramente isso me acontece, mais hoje a postagem fica mais com fotos do que palavras.



Ah, a última foto é em homenagem a aniversario de Mariana Mallmann ou Marinete :D:D Parabéns guria, tudibom (;

E lá se vai mais um fim de semana. Os dias passam rápido, fico feliz que assim mais rápido se aproxima os próximos eventos para rever os amigos, e também aproxima-se os eventos das responsabilidades, mais enfim, sábado de calor quase insuportável visto minha pilcha e meu destino é o CTG Tarumã que esta em sua semana de aniversário, fui lá dar uma mão na I Gincana Cultural, muito divertido, pena que fiquei com a parte chata, da fiscalização das tarefas, queria eu estar correndo lá no meio.
Já no domingo o rumo foi a Tupanciretã, minha avó foi em um Congresso do Circulo de Oração da igreja dela, bem legal, pena que o congresso não fornecia certificado (risos), após tirar algumas fotos para ela me fui para o CTG Tapera Velha, onde passei a tarde com um povo gente boníssima (Fran, Jéssica, Carlos e Darling), tche um CTG com uma enorme estrutura muito lindo mesmo. A tarde foi chuvosa, mais quem disse que se precisa de tempo bom para divertir? Tarde com direito a fotos, estudos, pipoca, risos (muiiitos risos) chimarrão com brigadeiro (literalmente). Só me resta agradecer ao pessoal pelo ótimo dia.
Postadas confiram as fotos do brigadeiro e do ventinho que eu e o Carlos pegamos ao sair do CTG, nossa sorte era que o guarda-chuva que a fran nos conseguiu era bom, VALEU AMIGA.

São 01:41 da manhã, preciso dormir 6h começo arrumar os cabelos da invernada juvenil do CTG Caiboaté e as 9h pegamos a estrada para Dom Pedrito. Ah já ia esquecendo FELIZ DIA DAS CRIANÇAS :-D


ABRAÇOS E ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM!



Onde tudo começou

Ciranda Estadual em Santo Ângelo / 2006