Em volta com os estudos, me deparei com uma acontecimento muito estranho, nosso pais para ser independente preciso da concordância de outros paises. Cada exigindo o que bem entendesse. Abaixo ta explicado direitinho como tudo ocorreu:
Era fundamental que o Brasil fosse aceito internacionalmente como nação independente.
Mas isso não era fácil. Na Europa, a Santa Aliança se opunha ao reconhecimento da independência de qualquer ex-colônia, defendendo o absolutismo e o colonialismo. Os países da antiga América espanhola, recém - independentes, que haviam adotado a República como forma de governo, desconfiavam da solução monárquica adotada no Brasil. Havia receio de que os países europeus pudessem usar o Brasil para tentar a recolonização americana.
A Inglaterra, que não fazia parte da Santa Aliança, e que desejava garantir seus privilégios comerciais e políticos no Brasil, foi a grande intermediária junto às demais nações para o reconhecimento externo da nossa Independência.
Os Estados Unidos foi o primeiro país a reconhecer a Independência do Brasil, em 1824. A "Doutrina Monroe", criada pelo presidente James Monroe em 1823, muito contribuiu para isso. Sintetizada na frase "A América para os americanos", defendia o direito à soberania das nações e era contrária a qualquer intervenção européia no continente americano.
A Inglaterra, apesar de seu interesse em reconhecer logo a Independência do Brasil, era tradicional aliada de Portugal e não pretendia entrar em atritos com Lisboa. Assim, o Governo inglês assumiu a posição de mediador entre Brasil e Portugal, buscando um acordo que satisfizesse a Casa de Bragança e permitisse o reconhecimento do Império do Brasil.
As negociações se arrastaram por quase três anos, entre Londres, Lisboa e Rio de Janeiro, contando sempre com a orientação do diplomata inglês George Canning. Finalmente, em agosto de 1825, Portugal assinou o acordo de reconhecimento, mediante uma indenização de 2 milhões de libras e da concessão a D. João VI do título de Imperador Honorário do Brasil.
Após o reconhecimento por parte de Portugal, não demorou muito para que as outras nações reconhecessem a nossa Independência
.

2 comentários:

Ju Oliveira disse...

blog da luna tbm é cultura!!
isso ai minha amiga estudiosaa!!
te amo...

Mari Mallmann disse...

Lunaaaa super estudiosa
mas que orgulhooo
hehehehehe
adorei!
bjoooooo

Postar um comentário